Numa área comercial, sempre considerei o mais importante fidelizar o cliente, contudo infelizmente não é uma prática utilizada quer muitos comerciais,  pelas operadoras de telecomunicações, (o qual incluo o serviço de Tv por assinatura).

Todos querem vender por vender sem saber as reais necessidades dos clientes ou potenciais clientes, depois de conquistada a “presa” apenas preocupam-se com os objectivos atigindos sem dar  o devido follow up ao cliente, obrigando-o por vezes ficar anos presos a um contrato sem poder  negociar as condições  existentes.

Coloco a questão isto é fidelizar ? Não me parece, isto sim é escravizar um cliente.

Não precisamos ir mais longe, há algum tempo fui assistir uma formação, no qual um dos participantes que trabalha numa dessas operadoras  afirmou ” somos reféns dos nossos  clientes, porque estão sempre a negociar e chantagear para obter valores mais baixos”, e perguntei-me será que essa pessoa não faria o mesmo ?

Inclusive, já tive a péssima experiência de negociar um contrato, e decidi nunca mais ter aquele operador, preferem dar aos novos clientes vantagens e penalizar e escravizar os seus actuais.

É este tipo de cliente que as empresas querem ?

Que divulguem as péssimas experiências pelas redes sociais ?

Ou preferem clientes que querem continuar fidelizados e servirem de Embaixador da Marca?

Pela forma que vejo  a forma de agir e de pensar, apenas somos números, e certamente essas empresas preferem a primeira opção, porque a Experiência do Cliente para estas empresas não existe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*
*
Website