A Experiência de um cliente só melhora quando se torna uma prioridade e faça parte de toda a estrutura de uma organização.
A partir do momento em que o Marketing encontra os gostos e padrões do público-alvo, passa a distribuir esta informação por toda a empresa.
Quando cada colaborador tem a percepção da importância da experiência do cliente, terá a consciência do seu papel que desempenha,e desta forma poderá assegurar que os processos e práticas estão em sintonia com cada ponto de contato.
O desenvolvimento de um produto deve ser muito mais do que uma simples especificação de recursos necessários; deve planear experiências depois de observar como os clientes usam os produtos e serviços, no entanto, esta aprendizagem do modo e do porquê os clientes utilizam os produtos e serviços pode ser frustrante , bem como o comportamento do cliente que contraria as expectativas de uma empresa ao descobrir que ainda há necessidades que não foram identificadas.
Desta forma, a tecnologia de informação pode coletar, analisar e distribuir dados da CEM, integrar as informações com as informações geradas pelo CRM.
O CEM é um jogo dentro de um jogo, em que os colaboradores precisam ter toda informação para proporcionar uma boa experiência, de forma que o RH deve criar uma estratégia de comunicação e de formação que transmite valores do CEM e como o CEM vai alterar a forma de trabalhar e todos processos de decisão.