Numa área comercial, sempre considerei o mais importante fidelizar o cliente, contudo infelizmente não é uma prática utilizada quer muitos comerciais, pelas operadoras de telecomunicações, (o qual incluo o serviço de Tv por assinatura).
Todos querem vender por vender sem saber as reais necessidades dos clientes ou potenciais clientes, depois de conquistada a “presa” apenas preocupam-se com os objectivos atigindos sem dar o devido follow up ao cliente, obrigando-o por vezes ficar anos presos a um contrato sem poder negociar as condições existentes.
Coloco a questão isto é fidelizar ? Não me parece, isto sim é escravizar um cliente.
Não precisamos ir mais longe, há algum tempo fui assistir uma formação, no qual um dos participantes que trabalha numa dessas operadoras afirmou ” somos reféns dos nossos clientes, porque estão sempre a negociar e chantagear para obter valores mais baixos”, e perguntei-me será que essa pessoa não faria o mesmo ?
Inclusive, já tive a péssima experiência de negociar um contrato, e decidi nunca mais ter aquele operador, preferem dar aos novos clientes vantagens e penalizar e escravizar os seus actuais.
É este tipo de cliente que as empresas querem ?
Que divulguem as péssimas experiências pelas redes sociais ?
Ou preferem clientes que querem continuar fidelizados e servirem de Embaixador da Marca?
Pela forma que vejo a forma de agir e de pensar, apenas somos números, e certamente essas empresas preferem a primeira opção, porque a Experiência do Cliente para estas empresas não existe.